top of page
Músicas
Vídeos
News
Foto Alexandre Amaral
Passe lá e curte a fanpage

 Cadinho Almeida

Lá tem a agenda atualizada, todo dia novidades!

 

http://www.facebook.com/cadinhoalmeidabaixista

Cadinho Almeida

Baixista, Diretor e Produtor Musical

Seu envolvimento com a música teve início ainda criança, cortinado por discos de música clássica, samba e música pop, aliado ao apreço pelo rock, que desenvolvera posteriormente. Começou a tocar guitarra na época do colégio, no melhor estilo “do it yourself” e ainda nesse período, migrou para o baixo.  

Músico de estúdio, produtor e diretor musical. Graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Artes pela Ufba. Seu aprendizado com os discos foi fundamental para entender a pluralidade existente em cada gênero, possibilitando um entendimento rápido da dinâmica e das informações nos tempos atuais. Um determinante na sua trajetória profissional, cuja noção de diversidade destacou-se sempre nos diversos projetos dos quais participou.

 

Na banda Hares tocou entre 2003 e 2009, projeto este, que gravou dez faixas e resultou num EP com cinco músicas lançado em 2009. Em 2008, também atuou na banda AlphaMobile com Alexandre Coutinho, Sérgio Barreto (Be Happy), Antenor Cardoso e Flávia Lima.

 

Em 2010 formou com Carlos Barros (guitarra e voz) e Angelo Medrado (bateria) o Chip Trio. Voltando com tudo a cena rocker local se apresentando em casas de show nas noites de Salvador. Nesse mesmo ano foi lançado um compacto com as faixas “Cabeça de Nego” e “Abaixo a Gravidade (SuperOutro)”, essa inspirada no filme SuperOutro do Edgard Navarro. Em 2011 e 2012 a banda participou do Palco do Rock, sendo no primeiro ano premiada como "banda promessa" do festival. 

 

Diante da necessidade de trabalhar a sua versatilidade, no segundo semestre de 2010, formou o Retro_Visor, que contava com a inusitada formação de vibrafone (Antenor Cardoso), bateria (Angelo Medrado) e baixo elétrico. O trabalho instrumental transitava pelos gêneros brasileiros, africanos e latinos, onde a estética rock também se fazia marcante. O Retro_Visor se apresentou em centros culturais, teatros e festivais de perfis diversos, merecendo destaque a apresentação na primeira edição do Recôncavo Jazz Festival (2012), evento que contou com apresentações de Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz e o saxofonista americano Joshua Redman, entre outros nomes. No final de 2011 foram gravadas 5 faixas lançadas em EP, que se encontra à venda nas lojas especializadas.

 

Em 21 de dezembro de 2011 gravou o DVD e CD ao vivo da cantora Rebeca Matta ao lado dos músicos Juninho Costa, Emanuel Venâncio, João Millet Meirelles e Peu Sousa (sendo a faixa “à flor da pele” uma produção de Peu Sousa, Rebeca Matta, Cadinho Almeida, Emanuel Venâncio e João Meirelles). Em 2013, lançado o DVD + CD, a cantora fez turnê de lançamento acompanhada da banda que gravou e produziu as faixas, incluindo uma apresentação na Virada Cultural de São Paulo daquele ano.

 

Em 2012 junto com os músicos Du Txai (voz, guitarra, guitarra baiana e bandolim), Antenor Cardoso (bateria e percussão), Héverton Didoné (percussão e vozes), Kamile Levek (guitarra e vozes) fundou o Nganga, uma banda-coletivo de experimentos dançantes que perpassam pelo rock, reggae, afrobeat, ska e samba. Com a saída de Kamile, hoje a banda segue com Daniel Cathalá nos teclados, além de desenvolver em paralelo, trabalhos em eventos corporativos.

 

Cadinho Almeida começou a atuar como músico de trilha para teatro também em 2012, no projeto Leiturinhas Musicadas, da atriz Thais Alves.

Também nesse ano ingressou na veterana banda de rock Cascadura, compondo o seu elenco para a turnê do disco "Aleluia" (indicado ao prêmio de disco do ano no Video Music Brasil 2012 da MTV), permanecendo até a sua dispersão, ocorrida em dezembro de 2015. A banda excursionou por todo o país, tocando em festivais de grande porte - como Rock Concha (Concha Acústica do Teatro Castro Alves, Bahia Café Hall, Porão do Rock no Estádio Nilson Nelson em Brasília, entre outros), e em casas de médio porte. Em Salvador, tocou nos principais palcos da cidade merecendo destaque a Concha Acústica do Teatro Castro Alves, Sala Principal do Teatro Castro Alves, Teatro Vila Velha, Bahia Café Hall e celebração ao aniversário da cidade em 2014, para aproximadamente 10 mil pessoas, no Campo da Pronaica no bairro de Cajazeiras.

Em julho de 2013 tornou-se o baixista da seminal banda soteropolitana Camisa de Vênus - com os guitarristas da formação clássica Karl Franz Hummel e Gustavo Mullem -   permanecendo até dezembro daquele ano.

 

Em novembro de 2014 atuou como baixista da cantora Bárbara Eugênia - reconhecida carioca radicada em São Paulo – para uma apresentação única em Salvador, cuja banda foi composta por Astronauta Pingüim nos teclados, Juninho Costa na guitarra e Thiago Trad na bateria.

 

Em janeiro de 2015 iniciou  trabalho com o intérprete Pedro de Rosa Morais ao lado de Rudnei Monteiro (guitarra), e Leo Bittencourt (bateria), sob a direção musical de Ronei Jorge (Ronei Jorge e Os Ladrões de Bicicleta, Saci Tric).

No final de 2015, a convite do Martin Mendonça (Pitty/Agridoce), realizou show "QUNQ" em Salvador, do elogiado disco "Quando Um Não Quer", da carreira solo do renomado guitarrista, lançado naquele ano. Hoje, permanece como integrante da banda que acompanha o cantor, compositor e guitarrista na região nordeste do país.

Entre 2015 e 2016 passou a se apresentar com regularidade no projeto Bahia Experimental promovido pelo baterista e percussionista Thiago Trad, em shows e oficinas realizados em diversos espaços culturais de Salvador, como o Espaço Xisto Bahia e o espaço externo do Cine Teatro Solar Boa Vista, com o projeto Canto Skol, para milhares de pessoas.

Em 2016, com o fim do Cascadura, Du Txai - ex-guitarrista do Cascadura - & Os Indizíveis (Cadinho Almeida no baixo & Felipe Dieder - Maglore -  na bateria), seguem com maior circulação apresentando o show "a hora e o lugar". Em paralelo, foi gravado um EP ao vivo no estúdio WR Bahia a ser lançado junto ao documentário referente ao processo de gravação.

Também em 2016 trabalhou no Prêmio Braskem de Teatro, ao lado de Pedro Pondé, Eric Assmar, Jelber Oliveira, Waguinho, Erico Brás, Osvaldo Mil, Adelena Rios, Ariane Souza e Camilla Sarno, sob direção musical de Jarbas Bittencourt, num espetáculo dirigido por Elísio Lopes Jr.

Em 2016, ainda ingressa na banda Exo Esqueleto, cujo lançamento do segundo disco está previsto para 2017.

Ao longo da carreira, dividiu o palco com diversos músicos em vários shows, nomes como Letieres Leite (Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz), Pedro Pondé (Scambo), Graco Vieira (Scambo/Bailinho de Quinta/Inkoma), Enio Nogueira (Enio & A Maloca), Eric Assmar, Humberto Monteiro (OSBA/Janela Brasileira), Antenor Cardoso (Retro_Visor, Laia Gaiatta), Rex (Retrofoguetes/The Dead Billies), Mou Brasil, Russo Passapusso (Baiana System), EdBrass, DJ Riffs, Jorge Dubman (IFÁ Afrobeat), Jorge Bafafé (Bloco Afro OKAMBÍ), Dainho Xequerê & Orquestra de Berimbaus Afinados, Virgínia Rodrigues, Mario Pam (Ilê Aiyê), Heitor Dantas (Laia Gaiatta), Marcelo Rios (Soir), Duda Spínola (ex Adão Negro), entre outros. 

Na música a promoção de encontros, e o aprendizado que eles propiciam implicam fundamentalmente na qualidade do que é emitido pelos amplificadores.

Nos últimos 13 anos, foram estabelecidas parcerias e amizades oriundas dos projetos musicais independente da duração ou permanência, fato sempre a ser celebrado.

bottom of page